O Responsável pela Campanha de Vacinação contra Gripe em Irupi, Alexsandro Ferreira Santos, usou a Tribuna da Câmara Municipal para dar esclarecimentos referentes aos questionamentos levantados pela Vereadora Maria José de Moura Gomes (PV) referente á limitação das vacinas no município.
O Enfermeiro negou que a limitação em 80% na quantdidade de doses tenha acontecido apenas em Irupi e entregou aos Vereadores um ofício da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito que trata da Campanha.
- A meta mínima de vacinação a ser alcançada contra a gripe é de 80% da população de 60 anos ou mais, mas, como já foi informado, nesse ano teremos desabastecimento de vacinas PR problemas na produção...todos os municípios receberão vacinas para atender 80% da população de 60 anos e + - descreve o texto apresentado pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI).
Segundo o servidor, o motivo da limitação das vacinas foi um problema de fornecimento por parte do Instituto Butantã que abriga o laboratório responsável pela produção das vacinas uma vez que o mesmo teria tido problemas no processo de fabricação, o que a acabou gerando uma quantidade insuficiente de doses para atender a demanda nacional.
No entanto, Alexsandro informou ainda, que o município após grande insistência conseguiu aumentar o seu estoque e que até a última sexta-feira já haviam sido vacinados um total de 94,4% da população alvo.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe: NÃO DEIXE A GRIPE DERRUBAR VOCÊ. VACINE-SE! encerrou-se hoje (20/05) e teve como público alvo a população com idade acima de 60 anos.
Data de Publicação: terça-feira, 20 de maio de 2008