O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo enviou á Câmara Municipal relatório em que descreve a situação das contas da Prefeitura Municipal de Irupi referente os anos de 2005, 2006 e 2007 conforme requerimento do Vereador Davi Afonso da Silva (PMDB).
Segundo o relatório da controladoria técnica responsável por analisar as contas do município de Irupi, a Prestação de Contas Anual referente ao exercício de 2005 foi dada como irregular pelos conselheiros da corte e encontra-se no Gabinete do Conselheiro Enivaldo Euzébio dos Anjos junto com o recurso de reconsideração apresentado pelo Prefeito Gerselei Storck. A situação das contas de 2006 é bem parecida: recebeu parecer contrário e esta no setor de pautas do tribunal anexada ao recurso apresentado.
A prestação de contas do ano de 2007 ainda esta sendo analisado pelos técnicos do tribunal não tendo, por enquanto, ido a julgamento.
Todos os anos a Prefeitura de cada município deve enviar ao Tribunal de Contas do Estado, um relatório contendo a sua prestação de contas anual. Após análise, o Tribunal emite parecer pela aprovação ou rejeição das contas do município. Desde então, o parecer do Tribunal é enviado á Câmara de Vereadores do Município que vota dizendo se concorda ou não com este parecer. O Prefeito Municipal é o responsável direto pela prestação de contas, estando sujeito á possíveis penalidades decorrentes do julgamento do processo como advertências, multas, ficar inelegível e outras.
Veja matéria relacionada:
- Vereador quer contas do Executivo na Câmara
Data de Publicação: sexta-feira, 05 de setembro de 2008