Câmara de Irupí realiza projeto de Migração

Câmara de Irupi realiza Projeto de Migração para software Livre

A Câmara Municipal de Irupi-ES, efetuou nestes primeiros dias de 2006, a migração de softwares proprietários para softwares livres em todos os seus microcomputadores.

A mudança se deu no pacote de automação de escritório. Foi instalado a suíte OpenOffice.Org já na sua versão 2.0. O Navegador Internet Explorer também substituído pelo Firefox da Mozila.

O Projeto de migração para software livre nasce de uma tendência nacional nas intituições públicas do país graças aos incentivos dados pelo Governo Federal que através do programa Interlegis vem promovendo através de Cursos, palestras, Seminários e etc, o uso de software livre.

No dia 28 de dezembro foi realizada uma reunião para Apresentação do Projeto de Migração para Software Livre da Câmara Municipal de Irupi. O responsável pelo setor de informática da Casa discursou sobre as Vantagens no de Uso de Software Livre e específicamente sobre o pacote Openoffice.Org e o navegador firefox. Estavam Presentes nesta apresentação o presidente da Câmara Municipal de Irupi, Vereador Valdécio José da Costa e os Funcionários da Casa.

Nos dias 02, 03 e 04 de Janeiro foram instalados os programas em todos os microcomputadores seguindo-se de breve apresentação prática.

A instalação de softwares em ambiente proprientário é apenas o primeiro passo deste projeto que deverá se estender também à mudança do Sistema Operacional em curto espaço de tempo. Mas para todos que trabalham na Câmara de Irupi, um grande passo já foi dado.

Espera-se ter contribuído de forma eficinte para a comunidade do Poder Legislativo com mais este exemplo de que é possível viver também no uso da informática os princípios da Impessoalidade, Eficiência e Razoabilidade.

O Setor de infórmatica da casa ainda se coloca a disposição dos que buscarem qualquer referência ou desejarem emitir um comentário pelo e-mail: camarairupi@hotmail.com .

Leandro Rizi

Data de Publicação: segunda-feira, 17 de abril de 2006