Vereadores derrubam veto do Prefeito ao PDM

Falta apenas um mês para que o processo de discussão, aprovação e sanção do Plano Diretor Municipal de Irupi complete dois anos de existência.  Desta vez, a longa trajetória do PDM parece estar chegando ao final. Durante a sessão desta segunda-feira (06/04) os Vereadores de Irupi derrubaram o veto do Prefeito Municipal á proposta aprovada na Câmara.

O Poder Executivo Municipal havia enviado á Câmara, mensagem de veto á matéria do PDM aprovada na Casa. O projeto de lei aprovado pela Câmara havia sido elaborado pela própria administração municipal em trabalho feito com a população e através de um trabalho técnico feito por uma empresa privada contratada pelo Município. Na Câmara, durante a sua tramitação o projeto de Lei recebeu algumas emendas dos vereadores e terminou aprovada pela casa. No entanto, o Prefeito Municipal optou por vetar até mesmo a redação original da proposta encaminhada á Câmara.

Tramitação e votação do veto

A mensagem de veto do executivo foi recebida pela Mesa Diretora da Câmara, lida em plenário e encaminhada para a análise da Comissão de Justiça e Redação que por sua vez foi contrária ao veto. Em plenário para votação, os nove vereadores acompanharam a Comissão de Justiça e derrubaram o veto do Executivo.

Fim do processo

Para que o PDM possa começar a valer no Município, o Presidente da Câmara irá comunicar ao Prefeito a derrubada do veto e este por sua vez deverá sancionar e publicar a nova lei em um prazo de 30 dias. Nos casos em que o Executivo Municipal negar a sanção da Lei dentro do prazo determinado é o Presidente da Câmara quem deverá promulgar o texto aprovado pelo Poder Legislativo.

A trajetória do Plano Diretor de Irupi

- O lançamento do projeto de estudo para a elaboração do PDM de irupi aconteceu em maio de 2007.

- Em junho de 2008, a proposta final foi encaminhada pelo Executivo  á Câmara que teve a matéria analisada por todas as comissões da casa tendo recebido diversas emendas principalmente por parte da comissão de obras.

- Em dezembro do mesmo ano a matéria foi aprovada em primeiro turno mais para a votação em segundo turno em sessão extraordinária o número de vereadores presentes não foi suficiente para a aprovação da matéria causando o seu arquivamento.

- Em janeiro de 2009 o Prefeito reenviou a proposta á Câmara que a aprovou em 1° e 2° turno nas sessões do dias 05 e 16 de fevereiro com algumas emendas feitas pelos vereadores.

- Em março, chega á Câmara a mensagem do prefeito municipal optando pelo veto total á matéria alegando que a mesma contrariava o interesse público municipal.

- Na sessão do 06 de abril, os vereadores derrubam o veto do prefeito ao concordarem com a a proposta da Comissão de Justiça que indicava rejeição do veto.

- Desfecho: O presidente da Câmara irá comunicar ao Prefeito a derrubada do veto para que o mesmo sancione e publique a nova lei segundo a redação final aprovada na Câmara.

- Promulgação: Caso o prefeito não sancione a matéria no prazo legal, caberá ao Presidente da Câmara a promulgação da nova lei.

Data de Publicação: segunda-feira, 06 de abril de 2009