Câmara autoriza doação de terreno para Despolpadores de Café

A Câmara de Irupi, aprovou por unanimidade na sessão do dia 20 de outubro, segunda-feira, o os Projetos de Lei (PL’s) de n° 051, 052 e 053/2008 de autoria do Prefeito Municipal Gerseley Storck (DEM) que visavam autorização para que o município receba por doação três terrenos no interior do município, onde serão instalados maquinários para o beneficiamento de café.

Os Imóveis que agora ficam á disposição do município tem área de 3000m² cada e estão situados nas  localidades de Tia Velha, Córrego do Palmital e Córrego São Bento onde as respectivas Associações de Agricultores Familiares irão usar o serviço.

Em nota o Prefeito destacou que tal medida será de grande importância para aqueles que trabalham com o cultivo do café arábica que é a principal fonte de renda dos agricultores do Município:

- O Beneficiamento já é feito em muitas outras associações que possuem a máquina instalada, e agora, o Município recebendo estas áreas, receberá o maquinário do governo e o instalará nas associações comunitárias rurais da Tia Velha, Córrego do Palmital, e Córrego São Bento para favorecer aos produtores nelas associados, o que representa um avanço e valorização do produto cafeicultor daquelas localidades – Justificou.

Neste caso, o beneficiamento do café se dá principalmente na separação do grão de café da polpa seca, deixando-o pronto para a comercialização.

Data de Publicação: terça-feira, 21 de outubro de 2008